Formação, pesquisa e extensão na inserção ao campo da Educação Infantil

Autores

  • Valdete Côco Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
  • Kallyne Kafuri Alves
  • Greziele Corrêa Ferreira

DOI:

https://doi.org/10.4013/edu.2016.201.9230

Resumo

Em articulação com as discussões sobre a formação inicial de professores para o campo da Educação Infantil (EI), focalizamos aprendizagens advindas de atividades de pesquisa, articuladas à extensão, decorrentes da parceria com um centro municipal de EI, estabelecida no bojo das ações de um grupo vinculado ao Programa de Educação Tutorial. Com princípios teórico-metodológicos bakhtinianos, pautados na ideia de encontros formativos, abordamos as vivências carreadas com os encontros entre profissionais atuantes na EI e graduandos em formação. Com abordagem qualitativa exploratória, analisamos dados provenientes de documentos elaborados no período de 2010 a 2013 pelo grupo. Os dados sinalizam a constituição de um processo formativo ampliado, mobilizado em articulação com a formação de professores no campo da EI, que se insere nas problematizações sobre as possibilidades relacionais entre a universidade e as instituições de EI, com implicações na constituição dos grupos envolvidos.

Palavras-chave: formação de professores, Educação Infantil, Programa de Educação Tutorial.

Biografia do Autor

Valdete Côco, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

Doutora em Educação pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Professora do Programa de Pós-graduação em Educação, do Centro de Educação, da Universidade Federal do Espírito Santo (PPGE/CE/UFES). Coordenadora do Grupo de Pesquisa “Formação e Atuação de Educadores” (GRUFAE). Tutora do Programa de Educação Tutorial Conexões de Saberes: Projeto Educação.

Kallyne Kafuri Alves

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Espírito Santo (PPGE/UFES). Integrante do Grupo de Pesquisa “Formação e Atuação de Educadores” (GRUFAE).

Greziele Corrêa Ferreira

Graduanda em Pedagogia pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Integrante do Programa de Educação Tutorial Conexões de Saberes: Projeto Educação. Integrante do Grupo de Pesquisa “Formação e Atuação de Educadores” (GRUFAE).

Downloads

Publicado

2015-12-04

Edição

Seção

Artigos