A educacionalização do social e as implicações na escola contemporânea
DOI:
https://doi.org/10.4013/edu.2016.201.7731Resumo
O texto discute a articulação entre educação e assistência social, percebendo suas implicações na escola contemporânea. A partir de lentes foucaultianas, analisa-se um conjunto de documentos que legislam sobre as Políticas de Assistência Social, assim como entrevistas semiestruturadas realizadas com diretores de escolas públicas. Argumenta-se que vivemos, no Brasil contemporâneo, um fenômeno denominado educacionalização do social, o qual aponta a Educação como instância de solução para uma variedade de problemas sociais. Tal fenômeno produz (re)configurações na escola: (i) o papel expansionista da escola contemporânea, ou seja a ampliação de suas funções; e (ii) a redefinição contemporânea dos conhecimentos escolares, onde os conhecimentos escolares sofrem modificações importantes, passando a incorporar questões relativas à forma como os sujeitos são conduzidos e como devem conduzir a si mesmos. Assim, a aprendizagem torna-se fundamental para a efetivação do governo de si mesmo.
Palavras-chave: assistência social, educação, escola pública.
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