A educacionalização do social e as implicações na escola contemporânea

Autores

  • Kamila Lockmann Universidade Federal do Rio Grande - FURG

DOI:

https://doi.org/10.4013/edu.2016.201.7731

Resumo

O texto discute a articulação entre educação e assistência social, percebendo suas implicações na escola contemporânea. A partir de lentes foucaultianas, analisa-se um conjunto de documentos que legislam sobre as Políticas de Assistência Social, assim como entrevistas semiestruturadas realizadas com diretores de escolas públicas. Argumenta-se que vivemos, no Brasil contemporâneo, um fenômeno denominado educacionalização do social, o qual aponta a Educação como instância de solução para uma variedade de problemas sociais. Tal fenômeno produz (re)configurações na escola: (i) o papel expansionista da escola contemporânea, ou seja a ampliação de suas funções; e (ii) a redefinição contemporânea dos conhecimentos escolares, onde os conhecimentos escolares sofrem modificações importantes, passando a incorporar questões relativas à forma como os sujeitos são conduzidos e como devem conduzir a si mesmos. Assim, a aprendizagem torna-se fundamental para a efetivação do governo de si mesmo.

Palavras-chave: assistência social, educação, escola pública.

Biografia do Autor

Kamila Lockmann, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Doutora e Mestreem Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professora Adjunta do instituto de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande (FURG).

Downloads

Publicado

2015-12-04

Edição

Seção

Artigos