Sobre a pedagogização da experiência urbana: o projeto da cidade educadora

Autores

  • Elisa Vieira Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo
  • Julio Groppa Aquino Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.4013/edu.2015.193.8137

Resumo

A partir da constatação de uma intensificação, na atualidade, de iniciativas de cunhodito formativo em contextos não escolares, este artigo, apoiado em algumas formulaçõesde Michel Foucault, propõe-se a problematizar a educação urbana como um dos locus dagovernamentalidade contemporânea. Mais especificamente, empreendemos um trabalhoinvestigativo da literatura acadêmica sobre as relações entre cidade e educação e, em especial,de documentos concernentes ao projeto da cidade educadora. A análise permitiu-nos concluirque há, em curso, a produção de um modo intensivo de governo das populações baseadoem uma experiência pedagogizada da cidadania, esta consubstanciada na disseminação depráticas educativas não formais.

Palavras-chave: cidade educadora, governamentalidade, Michel Foucault.

Biografia do Autor

Elisa Vieira, Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo

Elisa Vieira é mestre e doutoranda em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP – São Paulo).

Julio Groppa Aquino, Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo

Julio Groppa Aquino é livre-docente pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP – São Paulo).

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Publicado

2015-10-01