Sobre a pedagogização da experiência urbana: o projeto da cidade educadora
DOI:
https://doi.org/10.4013/edu.2015.193.8137Resumo
A partir da constatação de uma intensificação, na atualidade, de iniciativas de cunhodito formativo em contextos não escolares, este artigo, apoiado em algumas formulaçõesde Michel Foucault, propõe-se a problematizar a educação urbana como um dos locus dagovernamentalidade contemporânea. Mais especificamente, empreendemos um trabalhoinvestigativo da literatura acadêmica sobre as relações entre cidade e educação e, em especial,de documentos concernentes ao projeto da cidade educadora. A análise permitiu-nos concluirque há, em curso, a produção de um modo intensivo de governo das populações baseadoem uma experiência pedagogizada da cidadania, esta consubstanciada na disseminação depráticas educativas não formais.
Palavras-chave: cidade educadora, governamentalidade, Michel Foucault.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Educação Unisinos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Educação Unisinos acima explicitadas.