O uso de maquetes no processo de ensino-aprendizagem segundo licenciandos em Geografia

Autores

  • Sandro de Castro Pitano Universidade Federal de Pelotas-UFPel
  • Bianca Beatriz Roqué Universidade Federal do Rio Grande

DOI:

https://doi.org/10.4013/edu.2015.192.7669

Resumo

A investigação analisou a concepção dos graduandos do curso de Licenciatura em Geografia da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), integrantes do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), acerca da utilização de maquetes como recurso no processo de ensino-aprendizagem. A pesquisa empírica consistiu em três etapas: a primeira buscou evidenciar a concepção prévia do grupo; a segunda implantou a oficina de maquetes; e a terceira utilizou a maquete em sala de aula. A metodologia está embasada nos conceitos de Rodas de Formação em Rede (Warschauer) e Comunidade Aprendente (Brandão). Os registros escritos pelos sujeitos de pesquisa foram analisados através da Análise Textual Discursiva (Moraes e Galiazzi). Os resultados evidenciaram uma série de potencialidades, limites e possibilidades segundo a concepção dos sujeitos de pesquisa, os quais foram cotejados com o referencial teórico de autores como Filetti, Nacke e Martins, Oliveira e Wankler, Quintela, Silva e Muniz, Simielli et al. e Torres. Considerou-se que a principal potencialidade da maquete é contribuir com o processo de ensino-aprendizagem, diferenciando-se de outros recursos por proporcionar a visualização de forma tridimensional. Como limitações, destacam-se os tempos da escola e dos professores para a confecção do recurso didático. As possibilidades consistem na sua elaboração a partir do relevo, permitindo que os professores a utilizem para abordar outros conteúdos, como clima, vegetação, uso e ocupação do solo, hidrografia, transporte e logística e agricultura.

Palavras-chave: maquete, Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência, ensino de Geografia, recurso didático.

Biografia do Autor

Sandro de Castro Pitano, Universidade Federal de Pelotas-UFPel

Pós-Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UNISINOS, Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professor Adjunto do Instituto de Ciências Humanas (ICH) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel).

Bianca Beatriz Roqué, Universidade Federal do Rio Grande

Mestre em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande.

Downloads

Publicado

2015-04-27

Edição

Seção

Artigos