Políticas curriculares para o Ensino Médio no Rio Grande do Sul e a constituição de uma docência inovadora

Autores

  • Roberto Rafael Dias da Silva Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS

DOI:

https://doi.org/10.4013/edu.2015.191.7857

Resumo

O presente estudo inscreve-se no campo dos Estudos Curriculares e procura estabelecer um diagnóstico das concepções de docência emergentes das políticas curriculares para o Ensino Médio no Estado do Rio Grande do Sul (Brasil) implementadas ao longo da última década. A partir de uma análise documental e da realização de entrevistas com profissionais que atuam no Ensino Médio, foram estudados os principais direcionamentos curriculares produzidos no contexto examinado. Ao final, conclui-se que, ao mesmo tempo em que se delineia a fabricação de uma docência inovadora, com vistas à inovação, à competitividade e ao desenvolvimento econômico, se instaura uma fragilização do conhecimento em sua dimensão objetiva.

Palavras-chave: docência, Ensino Médio, políticas curriculares, Rio Grande do Sul.

Biografia do Autor

Roberto Rafael Dias da Silva, Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS

Doutor em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Professor no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS).

Downloads

Publicado

2014-09-15

Edição

Seção

Dossiê: Formação de professores: políticas e práticas