Produção coletiva de textos na Educação Infantil: uma leitura dos saberes docentes
DOI:
https://doi.org/10.4013/edu.2014.182.2867Resumo
Com base nas proposições de Tardif, o presente artigo analisa os saberes revelados por duas professoras em relação ao trabalho de escrita coletiva de textos com crianças de 5 a 6 anos. As professoras foram chamadas a assistir três atividades de escrita coletiva conduzidas por elas mesmas e que haviam sido registradas em vídeo. Tais momentos de “autoconfrontação” contaram com a participação das pesquisadoras, que estimulavam a reflexão e a discussão sobre as práticas observadas. Os encontros foram videogravados e a análise dos dados mostrou que as docentes explicitaram saberes relativos às estratégias de interação com o grupo, à coautoria dos textos, ao processo de textualização, à revisão textual, à ativação dos conhecimentos prévios das crianças sobre o conteúdo e gênero textual, entre outros. As trocas discursivas entre as professoras e a reflexão sobre a prática mostraram-se importantes ferramentas no processo de (re)construção e validação dos saberes docentes.
Palavras-chave: saberes docentes, produção coletiva de textos, Educação Infantil.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Educação Unisinos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Educação Unisinos acima explicitadas.