A relação trabalho/educação no desafio de superar o desemprego permanente

Autores

  • Conceição Paludo Universidade Federal de Pelotas- UFPel
  • Rita de Cássia Fraga Machado Universidade Federal do Rio Grande do Sul- UFRGS
  • Silvana Maria Gritti Universidade Federal do Pampa- UNIPAMPA

DOI:

https://doi.org/10.4013/edu.2014.182.3204

Resumo

O presente trabalho se propõe a apresentar os resultados de uma pesquisa-ação realizada entre 2009 e 2011 junto ao Movimento dos Trabalhadores Desempregados (MTD), em cinco bairros da cidade de Pelotas, Rio Grande do Sul. Seu objetivo é contribuir para que este Movimento avance no processo educativo e na organização de soluções mais efetivas para a questão da falta de trabalho. Para tanto, busca sustentação teórica em autores que discutem a relação trabalho/educação, tais como Marx, Fernandes, Frigotto, Antunes e Saviani. O aporte teórico do estudo compreende: (a) a categoria de capitalismo dependente e de desenvolvimento desigual e combinado; e (b) a relação trabalho/educação. Ao final do processo de análise das categorias que emergiram do estudo realizado, o indicativo é o de que o Movimento deveria fortalecer um processo de educação pelo trabalho e pela organização, com incidência junto do poder público, nos três âmbitos, para mudar o espaço e condições do lugar: moradia, saneamento e saúde e, fundamentalmente, a relação trabalho/educação. Essa teria que ser uma linha de atuação forte e permanente. A organização dos trabalhadores em cooperativas, associações e grupos de produção é essencial para a resistência ao grande problema do desemprego no Brasil.

Palavras-chave: trabalho-educação, movimento social, desemprego permanente.

Biografia do Autor

Conceição Paludo, Universidade Federal de Pelotas- UFPel

Possui graduação em Pedagogia pelo Centro de Ensino Superior de Erechim (1980), especialização em Educação Psicomotora e em Orientação Educacional pelas Faculdades Porto-Alegrenses, mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1988) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2000). Atualmente é docente e pesquisadora da UFPel, na Faculdade de Educação - Departamento de Fundamentos da Educação e da Linha de Pesquisa: Filosofia e História da Educação do PPGE. Coordena o Grupo de Pesquisa Movimentos Sociais, Escola Pública e Educação Popular MovSE, da FAE/UFPel, registrado no CNPq no ano de 2008. Atualmente coordena o Observatório da Educação - Projeto Realidade das escolas do campo na região Sul do Brasil: diagnóstico e intervenção pedagógica com ênfase da alfabetização, letramento e formação de professores, envolvendo UFPel - RS/ UFSC SC/ UTP - PR, na modalidade Núcleos em Rede, com apoio da CAPES e do INEP. Tem trabalhado, ao longo dos anos, com processos formais em todos os níveis de ensino - e não formais de educação. Temas centrais trabalhados: Fundamentos da Educação; Educação Popular e Educação do Campo; Educação e Movimentos Sociais; Planejamento, Avaliação e Metodologia de Processos Formativos e Organizativos; Metodologia da Pesquisa em Educação.

Rita de Cássia Fraga Machado, Universidade Federal do Rio Grande do Sul- UFRGS

Doutoranda no Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS bolsista CNPq. Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. É licenciada em Filosofia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos- UNISINOS, onde atuou como bolsista de Iniciação-cientifica CNPq. Tem experiência no ensino superior, pesquisa e extensão. Seus intresses de pesquisa atualmente compreende a problemática do trabalho-educação no contexto do desemprego permanente,políticas públicas e da educação como formação humana.

Silvana Maria Gritti, Universidade Federal do Pampa- UNIPAMPA

Possui graduação em Pedagogia pelo Centro de Ensino Superior de Erechim (1983) e mestrado em Desenvolvimento Social pela Universidade Católica de Pelotas (2000). Foi professora titular da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões Erechim (03 de 2000 a 03 de 2003). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ciências Humanas. É doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul- UFRGS. Atuou como bolsista Recém-doutora, atuando como professora no mestrado em Política Social da Universidade Católica de Pelotas. Atualmente é professora adjunta da Universidade do Pampa/ Campus Jaguarão desde Agosto de 2008, atuando na área de Eduacação e Trabalho.

Downloads

Publicado

2014-09-11

Edição

Seção

Artigos