Formação para a docência no âmbito da pós-graduação na visão dos seus formadores
DOI:
https://doi.org/10.4013/edu.2014.181.1997Resumo
A emergência da preparação para a docência em Curso de Pós-Graduação stricto sensu se apresenta com muita força no contexto da massificação e interiorização da educação superior no Brasil. Esses Cursos têm a formação para a pesquisa como mote principal, distanciando-se da compreensão da indissociabilidade dessa função com o ensino e a extensão. Numa iniciativa pontual, a Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ/USP) instituiu a disciplina intitulada “Preparação Pedagógica”, oferecida aos alunos de pós-graduação. Esse estudo, de abordagem qualitativa, envolveu seis professores responsáveis em ministrar essa disciplina em três Programas de Pós-Graduação do referido Campus e, através de entrevistas, observação de suas aulas e análise documental dos planos de ensino, procurou compreender suas concepções e práticas acerca da docência universitária. Os dados foram interpretados mediante análise de conteúdo. Os resultados indicaram que os professores, ao organizarem e desenvolverem suas atividades com os estudantes, também necessitaram revisar suas práticas profissionais, assumindo a complexidade de atuarem como docentes e ensinarem sobre a docência para a formação aos seus próprios pares. Reconhecem a importância dos saberes pedagógicos como elemento fundamental para o exercício profissional e expressam a crença de que a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão deve ser vivenciada por seus alunos. As conclusões do estudo apontam para a importância da explicitação de lugares formativos para a docência universitária, priorizando aqueles que têm força institucional reconhecida e legitimada. Apontam, ainda, para a emergência de proposição de políticas públicas que assegurem a responsabilidade institucional pela qualificação dos professores que atuam na educação superior.Palavras-chave: docência universitária, lugares de formação, pós-graduação, profi ssão docente.
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2013-12-02
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Artigos
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