Contribuições da contação de histórias infantis e a formação de crianças leitoras

Autores

  • Norma Lucia Queiroz Secretaria de Estado da Educação do Distrito Federal - SEEDF
  • Diva Albuquerque Maciel Universidade de Brasília - UnB

DOI:

https://doi.org/10.4013/edu.2014.181.1389

Resumo

Este artigo tem como objetivo discutir a contribuição da audição de histórias infantis e o caráter socializador da literatura para a formação de crianças leitoras, mesmo quando elas ainda não sabem ler convencionalmente. O estudo foi realizado com uma turma de educação infantil do Centro Comunitário do Paranoá (DF). Focalizamos aqui a análise de uma das Sessões Estruturadas (SE) que integraram o projeto A Hora do Conto e a Escrita Significativa de Textos. Com base na abordagem sociocultural construtivista, a análise microgenética da SE explora os conceitos de Zona do Desenvolvimento Proximal (ZDP), Zona de Movimento Livre (ZML), Zona de Promoção da Ação (ZPA), bem como os de complementaridade, especularidade e alternância de papéis. Indicadores de enlevo das crianças com a audição e coconstrução de histórias são enfatizados como elementos fundamentais para a formação de leitores.

Palavras-chave: audição de histórias infantis, educação infantil, abordagem sociocultural construtivista.

Biografia do Autor

Norma Lucia Queiroz, Secretaria de Estado da Educação do Distrito Federal - SEEDF

Doutora e Professora da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal

Diva Albuquerque Maciel, Universidade de Brasília - UnB

Doutora e Professora visitante do Departamento de Psicologia Escolar -  Instituto de Psicologia - UnB

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Publicado

2013-12-02

Edição

Seção

Artigos