Contribuições da contação de histórias infantis e a formação de crianças leitoras
DOI:
https://doi.org/10.4013/edu.2014.181.1389Resumo
Este artigo tem como objetivo discutir a contribuição da audição de histórias infantis e o caráter socializador da literatura para a formação de crianças leitoras, mesmo quando elas ainda não sabem ler convencionalmente. O estudo foi realizado com uma turma de educação infantil do Centro Comunitário do Paranoá (DF). Focalizamos aqui a análise de uma das Sessões Estruturadas (SE) que integraram o projeto A Hora do Conto e a Escrita Significativa de Textos. Com base na abordagem sociocultural construtivista, a análise microgenética da SE explora os conceitos de Zona do Desenvolvimento Proximal (ZDP), Zona de Movimento Livre (ZML), Zona de Promoção da Ação (ZPA), bem como os de complementaridade, especularidade e alternância de papéis. Indicadores de enlevo das crianças com a audição e coconstrução de histórias são enfatizados como elementos fundamentais para a formação de leitores.Palavras-chave: audição de histórias infantis, educação infantil, abordagem sociocultural construtivista.
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Publicado
2013-12-02
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Artigos
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