Pesquisa comparada em educação na América Latina: situações e perspectiva

Autores

  • Nora Krawczyk Faculdade de Educação - Unicamp

DOI:

https://doi.org/10.4013/edu.2013.173.3976

Resumo

O artigo problematiza algumas questões vinculadas à situação atual dos estudos comparados e dos desafios na pesquisa em educação: a comparação como processo de conhecimento, a relação entre os estudos comparados e os modelos de desenvolvimento e o uso da comparação como forma de regulação politica e governança na educação. Para finalizar, oferece alguns elementos para a construção de uma perspectiva crítica na pesquisa comparada através de uma abordagem sócio-histórica.

Palavras-chave: pesquisa comparada, América Latina, política educacional.

Biografia do Autor

Nora Krawczyk, Faculdade de Educação - Unicamp

Professora Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas - Unicamp/Brasil. Atualmente é professora RDP da Universidade Estadual de Campinas e possui Bolsa Produtividade, outorgada pelo CNPq - modalidade PQ-ID. Coordena o grupo de pesquisa Politicas Públicas e Educação.Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Política Educacional e Sociologia da Educação, no Brasil e na América Latina.

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Publicado

2013-11-03

Edição

Seção

Dossiê: Metodologias Comparadas