Pesquisa comparada em educação na América Latina: situações e perspectiva
DOI:
https://doi.org/10.4013/edu.2013.173.3976Resumo
O artigo problematiza algumas questões vinculadas à situação atual dos estudos comparados e dos desafios na pesquisa em educação: a comparação como processo de conhecimento, a relação entre os estudos comparados e os modelos de desenvolvimento e o uso da comparação como forma de regulação politica e governança na educação. Para finalizar, oferece alguns elementos para a construção de uma perspectiva crítica na pesquisa comparada através de uma abordagem sócio-histórica.
Palavras-chave: pesquisa comparada, América Latina, política educacional.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Educação Unisinos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Educação Unisinos acima explicitadas.