Relações de gênero na escola: feminilidade e masculinidade na Educação Infantil

Autores

  • Tânia Suely Antonelli Marcelino Brabo Universidade Estadual Paulista-UNESP-Campus de Marília

DOI:

https://doi.org/10.4013/edu.2013.172.2122

Resumo

O texto tem como objetivo refletir sobre masculinidade e feminilidade na Educação Infantil, ambiente quase que eminentemente feminino. Apresenta os resultados de uma pesquisa que investigou as relações sociais de gênero nesse nível de ensino em uma escola na qual atuava um homem como professor. Para a consecução da pesquisa foram observadasas práticas pedagógicas de uma professora e do professor de Educação Infantil. Ao final das observações foram entrevistados: a professora, o professor, a coordenadora pedagógica, a diretora e uma atendente de creche. Com base nas contribuições teóricas acerca de cultura e gênero e da análise do material empírico, mostra-se que a identidade masculina e feminina, bem como os papéis sociais para ambos os sexos, historicamente, são construções humanas que podem ser modificadas, principalmente na escola.

Palavras-chave: gênero na Educação Infantil, masculinidade e feminilidade na docência, cultura e educação.

Biografia do Autor

Tânia Suely Antonelli Marcelino Brabo, Universidade Estadual Paulista-UNESP-Campus de Marília

Departamento de Administração e Supervisão Escolar-FFC-UNESP/Campus de Marília- Educação

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Publicado

2013-02-27

Edição

Seção

Artigos