A relevância da educação popular para o serviço social
DOI:
https://doi.org/10.4013/edu.2013.172.1325Resumo
O artigo tem como objetivo principal retomar o debate acerca da educação popular enquanto temática e estratégia de ação relevante para o trabalho e a formação profissional do(a) assistente social. Constata-se que ao mesmo tempo em que parece ter sido submersa no debate teórico-profissional ante o refluxo dos movimentos sociais, está presente no trabalhode campo desses profissionais, sobretudo porque esse paradigma educativo visa contribuir com o processo de conscientização e mobilização dos sujeitos sociais. De modo geral, o texto apresenta reflexões teóricas que emergiram a partir de pesquisas bibliográficas acerca das produções que abordam a relação entre educação popular e serviço social, que estão em andamento desde 2011 no Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Popular, Serviço Sociale Movimentos Sociais (GEPEDUPSS) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Considera-se que, na medida em que compete ao serviço social orientar indivíduos e grupos de diferentes segmentos sociais na defesa de seus direitos, a educação popular é uma importante aliada, tanto no debate político-ideológico como no técnico-operativo que se opõe à hegemonia dominante.
Palavras-chave: educação popular, serviço social, formação profi ssional e mobilização social.
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