Bullying aleatório

Autores

  • Rodrigo Medeiros dos Santos Universidade Federal do Oeste do Pará

DOI:

https://doi.org/10.4013/edu.2012.162.1827

Resumo

O objetivo deste artigo é discutir a problemática do fenômeno bullying, aspectos sobre sua conceituação e a determinação de uma nova modalidade de intimidação, aqui denominada bullying aleatório. O fenômeno bullying compreende todas as formas de atitudes agressivas intencionais e persistentes que ocorrem sem motivação aparente numa relação desigual de poder entre pares. Sua modalidade aleatória, no entanto, é caracterizada por ações quase sempre anônimas e não direcionadas a uma vítima em especial, ocorrendo, muitas das vezes, sob forma de armadilhas ou emboscadas. Este artigo estuda, entre outras coisas, a definição e caracterização deste fenômeno. Para tanto, foi realizada uma pesquisa de natureza qualitativa, caracterizada metodologicamente como descritiva segundo seus objetivos intrínsecos, e de campo segundo a coleta dos dados. A partir da aplicação de um questionário aberto direcionado a 120 estudantes universitários, foram obtidos relatos de crueldade explícita, que foram, então, discutidos à luz do fenômeno pesquisado. Os relatos obtidos permitem estabelecer três principais características que diferenciam o bullying aleatório do convencional: ações violentas persistentes, porém não direcionadas; ausência de desequilíbrio de poder entre os envolvidos; vitimização aleatória. 

Palavras-chave: Bullying aleatório, intimidação, violência escolar.

Biografia do Autor

Rodrigo Medeiros dos Santos, Universidade Federal do Oeste do Pará

Professor Assistente do Instituto de Ciências da Educação na Universidade Federal do Oeste do Pará

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Publicado

2012-05-28

Edição

Seção

Artigos