A eleição de diretores nas políticas de democratização da educação na região metropolitana do Recife
DOI:
https://doi.org/10.4013/edu.2012.162.1530Resumo
O trabalho analisa o papel da eleição de dirigentes escolares nas políticas municipais de democratização/descentralização da educação, em municípios da Região Metropolitana do Recife. Para tal, discute como a democracia se constituiu como objeto de discurso na educação brasileira. A pesquisa empírica foi realizada através de entrevistas com os/as secretários/as municipais de Educação, e elas foram analisadas a partir dos aportes da teoria do discurso, de corte laclauniano, que busca explicar o social a partir do discurso. Os dados indicaram que, para os/as secretários/as, a eleição de diretores é um importante elemento de construção da democracia na escola. Todavia, a eleição não garante a democracia nas Unidades Escolares para os/as entrevistados/as. O sentido hegemônico presente em seus discursos é o de que é importante a construção de práticas democráticas no cotidiano da escola, principalmente através do Conselho Escolar. Percebe-se, ainda, que a democratização é um elemento constitutivo do discurso de todos/as os/as gestores da educação municipal. No entanto, seu sentido é diferente, tendo em vista a perspectiva política com a qual estes/estas gestores se coadunam.
Palavras-chave: políticas de descentralização da educação, eleição de diretores, teoria do discurso.
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