Estudos acadêmicos sobre o professor: um recorte na produção da Região Centro-Oeste

Autores

  • Sueli Teresinha Abreu-Bernardes Universidade de Uberaba
  • Elen Clar Ferreira da Silva Universidade de Uberaba
  • Suemi Hamada Morais Silva Universidade de Uberaba

DOI:

https://doi.org/10.4013/edu.2012.162.912

Resumo

Este artigo apresenta o estágio atual de uma pesquisa interinstitucional que têm como foco o professor, realizada no Programa de Mestrado em Educação da UNIUBE, período 2003-2005. Os objetivos são: mapear, analisar e discutir o estado da arte em relação à escolha do tema nas dissertações elaboradas. Para isso, em uma abordagem quali-quantitativa, foram analisadas 20% das produções que investigaram a “formação de professores, a profissionalização e a prática docente”. Os dados foram coletados por meio de instrumentos desenvolvidos especificamente para essa pesquisa sob a forma de “ficha de análise” e de “ficha de aprofundamento”, organizados em um banco de dados. Os resultados possibilitam responder perguntas como: quais os temas e os subtemas mais recorrentes e os ainda não suficientemente explorados? Quais são os principais referenciais teóricos dos mestrandos  ao tematizar os seus estudos? Identifica-se que prevalece a escolha pela pesquisa sobre a formação de professores. Nesse contexto, os pesquisadores dialogam com autores contemporâneos, sobretudo os de uma linha crítica. Por outro lado, as questões sobre a profissionalização docente são as menos estudadas, o que, à primeira vista, pode parecer um paradoxo. Em diálogo com Bourdieu, considera-se que o sentido das escolhas temáticas não pertence ao sujeito que as realiza, mas ao sistema completo de relações, no campo no qual e pelo qual elas se efetivam. 

Palavras-chave: professor, pesquisa educacional, campo acadêmico.

Biografia do Autor

Sueli Teresinha Abreu-Bernardes, Universidade de Uberaba

Doutora em Educação, Programa de Mestrado em Educação da Universidade de Uberaba.

Elen Clar Ferreira da Silva, Universidade de Uberaba

Bolsista FAPEMIG, graduanda do curso de Psicologia, UNIUBE.

Suemi Hamada Morais Silva, Universidade de Uberaba

Professora nos cursos de graduação em Psicologia e Pedagogia; colaboradora na pesquisa "A produção acadêmica sobre professores: estudo interinstitucional da Região Centro-Oeste".

Downloads

Publicado

2012-02-25

Edição

Seção

Artigos