A articulação curricular como sentido orientador dos projetos curriculares

Autores

  • Carlinda Leite Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP)

DOI:

https://doi.org/10.4013/edu.2012.161.926

Resumo

O artigo discute a importância atribuída à articulação curricular no que se refere à aprendizagem. Para isso, responde às seguintes perguntas: Que sentidos atribui à articulação curricular o conhecimento produzido nas Ciências da Educação? Como pode ser delineada e concretizada a articulação curricular nos projetos curriculares? Considera como ponto de partida o argumento de que a aprendizagem tem maiores probabilidades de ocorrer quando se torna significativa, isto é, quando permite que os alunos atribuam significado às situações com que convivem e quando existe uma relação entre o conhecimento “novo” (o conhecimento a adquirir) e o conhecimento que já possuíam. Neste sentido, o artigo mostra que promover a articulação curricular é importante, pois favorece aprendizagens significativas, quer por razões de melhor acesso ao conhecimento cognitivo, quer por razões de relação entre esse conhecimento e questões sociais e familiares dos alunos. A discussão realizada conduz à conclusão de que os projetos curriculares devem ter como ponto de partida o que é próximo e familiar aos alunos a quem se destinam e seguir um conjunto de procedimentos democraticamente contratualizados em contratos didáticos. 

Palavras-chave: articulação curricular, projetos curriculares, aprendizagem.

Biografia do Autor

Carlinda Leite, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP)

Carlinda Leite, Professora Catedrática da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP), investigadora do Núcleo Escola, Currículo e Formação de Identidades (ECFI) do Centro de Investigação e Intervenção Educativas (CIIE) da FPCEUP.

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Publicado

2012-02-25

Edição

Seção

Artigos