Um estudo sobre o trabalho com a linguagem oral e escrita na pré-escola
DOI:
https://doi.org/10.4013/edu.2012.161.2576Resumo
Este texto tem como finalidade apresentar o resultado de uma pesquisa realizada em escolas de Educação Infantil, que teve por objetivo avaliar se a prática pedagógica das professoras contribui para o desenvolvimento da linguagem oral e escrita no que tange à apropriação da forma culta da língua e à construção de leitores. Procuramos constatar se há intencionalidade por parte das professoras em proporem atividades relacionadas à linguagem oral e escrita, a fim de proporcionar o desenvolvimento das crianças com relação a essa área do conhecimento. A pesquisa tem como aportes teóricos, além de documentos e leis, autores como: Abramovich (1995), Sampaio (2000), Arce e Martins (2007), Faria e Salles Dias (2007) Placco e Silva (2008). Como técnica de coleta de dados foi utilizada a observação sistemática da prática pedagógica de três professoras que atuavam em pré-escolas municipais. Em suma, os resultados indicam que a prática dessas professoras, de modo geral, não atende ao que é preconizado pelos documentos oficiais sobre a Educação Infantil e pela literatura da área. Assim, nossos resultados nos remeteram a outras inquietações e investigações.
Palavras-chave: linguagem, prática pedagógica, pré-escola.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Educação Unisinos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Educação Unisinos acima explicitadas.