Um estudo sobre funções docentes nas universidades privadas brasileiras e indicadores de qualidade

Autores

  • Greice Scremin Universidade Federal de Santa Maria - UFSM Centro Universitário Franciscano de Santa Maria - UNIFRA
  • Silvia Maria de Aguiar Isaia UFSM e UNIFRA

DOI:

https://doi.org/10.4013/edu.2012.161.863

Resumo

Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa que teve como propósito analisar o perfil institucional/docente de professores do ensino superior em universidades privadas brasileiras, a partir dos indicadores de função docente disponibilizados pelo INEP/MEC. O foco do estudo consiste em estabelecer relações com a questão da qualidade da educação superior proposta pela bibliografia existente (Bertolin, 2007; Davok, 2007; Giolo, 2006). A abordagem metodológica utilizada para a realização do estudo foi quanti/qualitativa, considerando que a utilização dessa metodologia em diferentes etapas do estudo indica a possibilidade de desenvolvimento de diferentes estratégias para a análise dos dados, sejam elas assentadas em princípios de análise documental, seja em procedimentos estatísticos. A investigação concluiu que os indicadores de função docente, ao se restringirem apenas ao regime de trabalho, ao grau de formação e ao sexo desconsideram os demais elementos constitutivos da própria definição de funções docentes apresentada pelo INEP. Portanto, os indicadores apresentados na base de dados fornecem uma contribuição que é parcial para a avaliação da qualidade do trabalho do professor. Desse modo, constata-se que esses indicadores, quando interpretados sob a óptica qualitativa, deixam lacunas na compreensão sobre o que é válido em termos de avaliação da educação superior. 

Palavras-chave: ensino superior, indicadores de qualidade, funções docentes.

Biografia do Autor

Greice Scremin, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM Centro Universitário Franciscano de Santa Maria - UNIFRA

Pedagoga, mestre em Educação, doutoranda do PPGE/UFSM, professora do Centro Universitário Franciscano (UNIFRA), Professora Pesquisadora II do curso de Pedagogia EAD/UAB, Pesquisadora do Grupo de Estudos Trajetórias de Formação GTFORMA.

Silvia Maria de Aguiar Isaia, UFSM e UNIFRA

Professora Doutora em Educação, professora do Programa de Pós-Graduação em Educação e coordenadora na UFSM da RIES/PRONEX/Observatório da Educação.

Downloads

Publicado

2012-02-25

Edição

Seção

Artigos