Um estudo sobre funções docentes nas universidades privadas brasileiras e indicadores de qualidade
DOI:
https://doi.org/10.4013/edu.2012.161.863Resumo
Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa que teve como propósito analisar o perfil institucional/docente de professores do ensino superior em universidades privadas brasileiras, a partir dos indicadores de função docente disponibilizados pelo INEP/MEC. O foco do estudo consiste em estabelecer relações com a questão da qualidade da educação superior proposta pela bibliografia existente (Bertolin, 2007; Davok, 2007; Giolo, 2006). A abordagem metodológica utilizada para a realização do estudo foi quanti/qualitativa, considerando que a utilização dessa metodologia em diferentes etapas do estudo indica a possibilidade de desenvolvimento de diferentes estratégias para a análise dos dados, sejam elas assentadas em princípios de análise documental, seja em procedimentos estatísticos. A investigação concluiu que os indicadores de função docente, ao se restringirem apenas ao regime de trabalho, ao grau de formação e ao sexo desconsideram os demais elementos constitutivos da própria definição de funções docentes apresentada pelo INEP. Portanto, os indicadores apresentados na base de dados fornecem uma contribuição que é parcial para a avaliação da qualidade do trabalho do professor. Desse modo, constata-se que esses indicadores, quando interpretados sob a óptica qualitativa, deixam lacunas na compreensão sobre o que é válido em termos de avaliação da educação superior.
Palavras-chave: ensino superior, indicadores de qualidade, funções docentes.
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