O papel da interdisciplinaridade e a formação do professor: aspectos histórico-filosóficos

Autores

  • Maria Antonia Ramos Azevedo UNESP / RIO CLARO
  • Maria de Fátima R. de Andrade Universidade Municipal de São Caetano do Sul

DOI:

https://doi.org/10.4013/edu.2011.153.299

Resumo

O artigo apresenta reflexões sobre o conceito de interdisciplinaridade desde uma perspectiva histórico-filosófica, relacionando-a com a formação de professores. Tais reflexões foram construídas mediante uma pesquisa bibliográfica sobre o tema, através da qual houve o entendimento de que a interdisciplinaridade pode ser compreendida como princípio epistemológico e como atitude metodológica, influenciando significativamente a formação do professor por meio de ações formativas interdisciplinares. A análise mostrou a importância da construção, em sala de aula, de um ambiente que potencialize práticas interdisciplinares e a necessidade de criação de um espaço escolar que institucionalize essas ações, ao possibilitarem novas formas de se pensar e criar conhecimentos. Com base nos resultados do estudo, pode-se afirmar a relevância de que os professores universitários formadores possam redimensionar o entendimento acerca do papel da interdisciplinaridade e que não busquem integrar conteúdos de forma alienada e justaposta, abrindo possibilidades para a criação de novos encaminhamentos teórico-práticos.

Palavras-chave: interdisciplinaridade, formação de professores, princípio epistemológico.

Biografia do Autor

Maria Antonia Ramos Azevedo, UNESP / RIO CLARO

Professora Assistente Doutora do Departamento de EducaçãoPos doutoranda em Pedagogia Universitária UNISINOS com a profa. Dra. Maria Isabel da CunhaDoutora em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo

Maria de Fátima R. de Andrade, Universidade Municipal de São Caetano do Sul

Pos doutoranda na área de Políticas Públicas em Educação na Fundação Carlos Chagas/SP com orientação da profa. Dra Bernadeti Gatti. Doutora em Comunicação e Semiótica pela PUC/SP e Professora na Universidade Municipal de São Caetano do Sul, São Caetano do Sul ? SP na área de Didática.

Downloads

Publicado

2011-09-27