Quando o educador quer saber o que é aprendizagem: um olhar sobre a tarefa da escola

Autores

  • Luciene Regina Paulino Tognetta LPG/Faculdade de Educação Unicamp
  • Karina Oliveira Unicamp
  • Paula Aparecida Kikuchi Unicamp

DOI:

https://doi.org/10.4013/edu.2011.153.306

Resumo

O artigo apresenta resultados de um estudo empírico, de caráter descritivo, que teve como objetivo investigar o julgamento de alunos sobre o significado de “aprendizagem” e as condições necessárias para que se possa aprender no ambiente escolar. Tem como apoio teórico obras de autores que se debruçaram sobre o fenômeno da aprendizagem – especialmente Jean Piaget e aqueles que o seguiram no tema da “construção” do conhecimento. A partir dos resultados obtidos em pontuais investigações realizadas com alunos da rede pública e particular de ensino da região metropolitana de Campinas, discute-se as seguintes questões: do que depende a aprendizagem? Quando o aluno aprende? Quando o aluno não aprende? Como resultado das discussões teóricas e das interlocuções junto à realidade escolar, foi possível reconhecer a contribuição significativamente positiva que a criaçãode um ambiente cooperativo pode trazer para o processo de aprendizagem. Tais discussões ainda puderam ressaltar a importância de que o educador seja capaz de ouvir a voz do estudante para que o processo de ensino-aprendizagem lhes seja significativo.

Palavras-chave: aprendizagem, desenvolvimento, construtivismo, ambiente cooperativo.

Biografia do Autor

Luciene Regina Paulino Tognetta, LPG/Faculdade de Educação Unicamp

Coordenadora da linha de pesquisa "Afetividade e virtudes" do GEPEM - Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Moral e membro do Laboratório de Psicologia Genética da FE/Unicamp

Karina Oliveira, Unicamp

Graduada em Matemárica pela Universidade Estadual de Campinas.

Paula Aparecida Kikuchi, Unicamp

Graduada em Matemárica pela Universidade Estadual de Campinas.

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Publicado

2011-09-27