O papel do professor da Educação Infantil e as contribuições da psicologia histórico-cultural
DOI:
https://doi.org/10.4013/edu.2011.152.776Resumo
O presente artigo tem por objetivo evidenciar a importância do papel do professor de Educação Infantil, ressaltando a necessidade de lutar por sua valorização profissional e social. Sendo de natureza bibliográfica, tem como referencial teórico a Psicologia Histórico-Cultural, por se mostrar fecunda para repensarmos esse papel de mediador do conhecimento e das condições sociais objetivas nas quais ele se torna possível. Além disso, evidencia-se a necessidade de formação específica para atuar na Educação Infantil, pois ser professor é antes de tudo uma profissão que visa à formação humana, abrangendo a necessidade de formação técnica e alicerçada em conhecimentos científicos, éticos, políticos e filosóficos. Assim, a imagem que o professor tem sobre a profissão poderá influenciar a reconstrução de sua identidade como alguém muito importante, cuja atividade profissional é de relevância na vida da sociedade. Na parte final do artigo, discute-se o papel das escolas de Educação Infantil como instituições educativas fundamentais para a mediação da cultura, dos conhecimentos científicos, das artes e da possibilidade de humanização dos sujeitos.
Palavras-chave: psicologia histórico-cultural, Educação Infantil, identidade docente, formação de professores.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Educação Unisinos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Educação Unisinos acima explicitadas.