O papel do professor da Educação Infantil e as contribuições da psicologia histórico-cultural

Autores

  • Jaqueline Cristina Massucato Pontifícia Universidade Católica de Campinas
  • Heloisa Helena Oliveira de Azevedo Pontifícia Universidade Católica de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.4013/edu.2011.152.776

Resumo

O presente artigo tem por objetivo evidenciar a importância do papel do professor de Educação Infantil, ressaltando a necessidade de lutar por sua valorização profissional e social. Sendo de natureza bibliográfica, tem como referencial teórico a Psicologia Histórico-Cultural, por se mostrar fecunda para repensarmos esse papel de mediador do conhecimento e das condições sociais objetivas nas quais ele se torna possível. Além disso, evidencia-se a necessidade de formação específica para atuar na Educação Infantil, pois ser professor é antes de tudo uma profissão que visa à formação humana, abrangendo a necessidade de formação técnica e alicerçada em conhecimentos científicos, éticos, políticos e filosóficos. Assim, a imagem que o professor tem sobre a profissão poderá influenciar a reconstrução de sua identidade como alguém muito importante, cuja atividade profissional é de relevância na vida da sociedade. Na parte final do artigo, discute-se o papel das escolas de Educação Infantil como instituições educativas fundamentais para a mediação da cultura, dos conhecimentos científicos, das artes e da possibilidade de humanização dos sujeitos.

Palavras-chave: psicologia histórico-cultural, Educação Infantil, identidade docente, formação de professores.

Biografia do Autor

Jaqueline Cristina Massucato, Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Possui graduação em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (2008) e Estudos Complementares em Educação Infantil (2009) pela mesma Universidade. Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Cátolica de Campinas (2010-2011), na Linha de Pesquisa Práticas Pedagógicas e Formação de Professores. Também é integrante do grupo de Pesquisa Direito à Educação do referido programa.

Heloisa Helena Oliveira de Azevedo, Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Possui mestrado (2000) e doutorado em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba (2005), com estágio em Formação de Professores de Educação Infantil no exterior, na Universidade de Aveiro/Portugal. Atualmente é professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUCCAMP), atuando na linha de pesquisa Práticas Pedagógicas e Formação do Educador e integrando o grupo de pesquisa Direito à Educação. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Formação de Professores, atuando principalmente com os seguintes temas: formação profissional docente, formação de professores de educação infantil, didática, metodologia de ensino e metodologia de pesquisa em educação.

Downloads

Publicado

2011-07-13

Edição

Seção

Artigos