Iluminismo às avessas como contexto da pós-graduação no Brasil
Resumo
A exposição do artigo divide-se em três partes. Na primeira, apresento alguns aspectos de como o direcionamento político dos anos FHC repercutiu no ensino superior brasileiro e que, parece, não sofre solução de continuidade do governo Lula da Silva. Indico que, se, por um lado, o discurso oficial afirma a necessidade de uma pós-graduação de excelência, por outro, os governos desenvolvem políticas que efetivamente retiram do complexo educativo e, notadamente, da universidade e da pós-graduação os recursos à qualificação necessária à produção de conhecimentos. Na segunda, descrevo o paradigma, acriticamente aceito, de que vivemos em uma sociedade do conhecimento e analiso a concepção de conhecimento aí pressuposta. Assinalo que, nesse contexto, o conceito de conhecimento sofreu redefinições e reconfigurações e o conhecimento torna-se campo do “vocabulário da prática, e não o da teoria”. Em conseqüência, descarta- se a necessidade de inquirir sobre a verdade e sobre a própria possibilidade do conhecimento objetivo. Finalmente, indico, em linhas gerais, minhas preocupações no que se refere às tendências que percebo na pesquisa desenvolvida na pós-graduação brasileira.
Palavras-chave: ensino superior, conhecimento, pesquisa.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Educação Unisinos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Educação Unisinos acima explicitadas.