Modernidade e modernização no Rio Grande do Sul: a expansão da escola pública (1889-1930)
Resumo
No Rio Grande do Sul do final do século XIX e das primeiras décadas do século XX, assistimos a uma série de modificações sociais entre as quais o problema da escola pública mereceu um destaque importante. O advento da República colocou no poder um grupo de dirigentes que eram portadores de um projeto político destinado a modernizar o Rio Grande. A escola – como instituição do Estado – foi colocada, então, nas falas governamentais, como exigência da cidadania. O projeto político dos positivistas republicanos, nesse quadro, envolveu a escola pública, nos marcos de uma organização educacional e de uma política do Estado para o setor da educação, as quais estaremos analisando neste trabalho. Nosso estudo apresenta as principais orientações adotadas pela política educacional, as quais influenciaram a organização do ensino. Estaremos privilegiando, portanto, o papel do Estado na expansão da escola pública, sinalizando para as principais características adotadas pela instituição escolar, no contexto histórico apontado.
Palavras-chave: modernidade, modernização, escola pública, Rio Grande do Sul.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Educação Unisinos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Educação Unisinos acima explicitadas.