Socialização política e capital social: uma análise da participação da juventude no contexto escolar e político
Resumo
Com base nos estudos de socialização e cultura política busca-se compreender como os jovens internalizam, decodificam e constroem suas representações em relação à política e à sua participação no contexto político e escolar. Neste artigo são tecidas algumas considerações sobre os conceitos de capital social e empoderamento com o objetivo de avaliar se as instituições de ensino estão contribuindo para motivar a participação dos jovens no contexto escolar e político. A pesquisa empírica realizada nas escolas de Porto Alegre (RS) mostra que a predisposição atitudinal dos jovens à participação não tem se materializado em comportamentos participativos, mas em comportamentos céticos e apáticos, tanto em relação às instituições políticas quanto às educacionais.
Palavras-chave: cultura política, participação, empoderamento.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Educação Unisinos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Educação Unisinos acima explicitadas.