Capital social e socialização política dos jovens no Brasil
Resumo
Com base em investigações de cunho nacional e internacional, estabeleceram-se referenciais teóricos relacionados à socialização, à cultura política e ao capital social necessários para a compreensão da formação da juventude e para a prática democrática. O estudo investiga a socialização política e o capital social dos jovens brasileiros no início do século XXI, no contexto do debate sobre a consolidação democrática no País. A juventude é retratada como uma construção histórica e social, e seu perfil é traçado por meio dos impactos conjunturais desencadeados pelo processo de globalização e, também, por meio de impactos estruturais tendo em vista a cultura política híbrida de autoritarismo e democracia.
Palavras-chave: capital social, socialização política, juventude, democracia.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Educação Unisinos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Educação Unisinos acima explicitadas.