A educação nas fronteiras do humano
Resumo
Neste artigo, o autor traz reflexões sobre o papel da educação no processo de formação do homem nas fronteiras do humano. Analisa os problemas do homem na contemporaneidade, focalizando a problemática da penetração da racionalidade instrumental em âmbitos da interação social, substituindo a racionalidade comunicativa, como base de decisões que envolvem o homem em seu agir ético, moral e político. Esse cenário clama pela busca de um novo paradigma que oriente visões de mundo portadoras de valores que assegurem à humanidade a sua marcha histórica de forma equilibrada, integrando os avanços advindos dos processos de modernização em um projeto que vise a salvaguardar as possibilidades de vida digna para todos os seres humanos. Nesse processo, a educação ocupa um papel central.
Palavras-chave: educação, racionalidade instrumental, racionalidade comunicativa.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Educação Unisinos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Educação Unisinos acima explicitadas.