Autonomia docente no cotidiano da classe: pensar o próprio trabalho para fazer-se sujeito
Resumo
O artigo parte da idéia de que o ofício docente encontra-se desvalorizado pela sociedade, o que se expressa nas péssimas condições de trabalho e salário oferecidas aos docentes, tendo por contrapartida a desmotivação desses trabalhadores. Portanto, aborda dois aspectos principais: (1) uma sistematização da situação do trabalho do professorado, tratando do tema do mal-estar docente; e (2) possíveis formas para dar sentido à atividade realizada pelos docentes, especialmente na escola básica, recuperando a autonomia e superando o trabalho alienado. Para tanto, debruça-se sobre depoimentos de alunos de ensino médio sobre o que lhes agrada ou não na atividade de seus professores e professoras, argumentando que é necessário estabelecer novas relações com o saber, em conjunto com os alunos.
Palavras-chave: trabalho docente, mal-estar docente, ensino-aprendizagem, relação com o saber.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Educação Unisinos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Educação Unisinos acima explicitadas.