A imprensa escolar na formação de professores ruralistas: usos e significados de uma experiência
Resumo
Este artigo aborda a imprensa escolar na formação docente, mais precisamente, na preparação dos primeiros professores ruralistas do Brasil. Tem como objetivo compreender a destinação pedagógica e a contribuição no processo de formação docente do jornal O Lavrador, publicação da Escola Normal Rural de Juazeiro do Norte (CE), instituição pioneira na formação de professores nessa perspectiva. A reflexão procura evidenciar que a imprensa escolar, como estratégia formativa, é reveladora de formação alicerçada na ideologia pedagógica do escolanovismo, particularmente preocupada com a modernização do ensino pela inovação de seus métodos.
Palavras-chaves: ruralismo pedagógico, imprensa escolar, formação de professores ruralistas.Downloads
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Educação Unisinos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Educação Unisinos acima explicitadas.