CD-ROM como apoio na pesquisa sobre a identidade e a história institucional

Autores

  • Flávia Obino Corrêa Werle

Resumo

Discute-se aqui a digitalização e organização em CD-ROM de documentos utilizados para reconstruir a história de instituições escolares bem como a digitalização como um meio de disponibilizar informações sobre a instituição para vários públicos e como uma estratégia de “preservação” e amplificação das possibilidades de consulta documental. Aborda-se a digitalização como uma (re)presentação e produção de um documento diferente do original; a característica de congelamento, desfiguração e flexibilidade que a digitalização imprime ao documento. Trata-se o CD-ROM como subsídio para a reescrita da história institucional, como um banco de dados, um espaço para armazenamento, organização e hierarquização de documentos relacionados à história institucional. Um banco de dados, pela digitalização de documentos relacionados à história institucional, é potencialmente impregnado de significados acerca da história institucional, devido à possibilidade de pôr em ordem “documentos”, “documentação”, “sínteses de documentos”, impressos, recortes de jornais e comentários. Enfoca-se o reconhecimento da diferenciação entre arquivos, museus escolares e bancos de dados digitais. Caracteriza-se um CD-ROM de documentos sobre a história institucional como um recurso que pode ser adotado para a disseminação de uma cultura de preservação documental, uma base para a memória social e o apoio para a reavaliação e realimentação da identidade institucional, favorecendo novas visões e reconceitualizações sobre a história institucional.

Palavras-chave: história institucional, banco de dados, digitalização de documentos.

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Publicado

2021-06-01

Edição

Seção

Artigos