As atas de reuniões enquanto fontes para a história da educação: pautando a discussão a partir de um estudo de caso

Autores

  • Rosimar Serena Siqueira Esquinsani

Resumo

O texto percorre fragmentos da trajetória recente de uma rede municipal de ensino, através de elementos garimpados de atas/registros de reuniões. Tais atas, encaradas como fontes documentais, referem-se a reuniões entre uma Secretaria Municipal de Educação e a equipe diretiva das escolas desta Rede Pública Municipal de Ensino, entre os anos de 1989 e 2004. Foram utilizadas 228 atas redigidas no livro oficial da mantenedora, que, arroladas em temáticas recorrentes, deram origem a oito categorias à luz das quais foi analisado o material empírico. A partir das categorias, foi elaborado um esquema de interpretação das atas enquanto registro das decisões e dos processos de gestão da Secretaria Municipal de Educação, que são comunicadas à rede de ensino afeta a sua gestão tendo como porta-voz a equipe diretiva das escolas. Escrever, pois, a história recente desta educação na rede municipal de ensino através da recomposição, leitura e análise de atas foi significativamente um gesto de transformar em documento aqueles objetos que, restritos a sua finalidade precípua, nada são além de registros solenes de um encontro, mas que podem subsidiar ricamente a reconstrução de processos históricos no campo da educação.

Palavras-chave: história da educação, registro, ata, gestão, educação.

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Publicado

2021-06-01

Edição

Seção

Artigos