A construção de um objecto do conhecimento histórico. Do arquivo ao texto – a investigação em história das instituições educativas
Resumo
Tomados na sua especificidade, os fenômenos educativos referem-se a uma acção que se insere num contexto e evolui num determinado sentido, compreendendo uma materialidade, uma materialização e uma substantivação; uma relação de comunicação, alteridade e transmissão entre agentes e sujeitos; uma projecção e uma apropriação. Sumariamente poder-se-á admitir que uma abordagem historiográfica que vá ao encontro desta complexidade, compreendendo-a e explicando-a de forma crítica e integrada, se traduz numa epistemologia que correlaciona os contextos com as estruturas e condições materiais e objectivas de produção; com o agenciamento e a mobilização dos agentes; com o envolvimento, projecção e apropriação dos sujeitos. A acção educativa reveste-se de conseqüências e de reflexividade por referência a um quadro espacial, histórico, social, cultural e reveste-se de significado e de relevo por referência a protocolos, projecção e expectativas dos seus intervenientes, designadamente sujeitos e agentes. Uma epistemologia com esta complexidade simboliza-se e escreve-se pelos conceitos de materialidade, representação e apropriação, conceitos que fomentam e constituem uma heurística e uma hermenêutica que permitem teorizar, interpretar e traduzir (informar, conceptualizar, interpretar e narrar) a substantivação, o funcionamento e a relação histórica entre os diversos elementos materiais, humanos e culturais envolvidos. Abordarei estas questões no quadro paradigmático complexo e multidimensional das instituições educativas, focalizado enquanto objecto que se constitui como uma totalidade em organização e em evolução. Adoptarei um registro teórico-prático, procurando referências arquivísticas, hermenêuticas e discursivas neste quadro investigativo específico da histórica das instituições escolares e das práticas educativas.
Palavras-chave: história das instituições escolares, hermenêutica, arquivística.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Educação Unisinos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Educação Unisinos acima explicitadas.