Gestão democrática na escola pública: Escola Construindo o Caminho

Autores

  • Neusa Maria Dal Ri UNESP - Faculdade de Filosofia e Ciências
  • Candido Giraldez Vieitez UNESP - Faculdade de Filosofia e Ciências

DOI:

https://doi.org/10.4013/edu.2010.142.497

Resumo

O objetivo deste trabalho é discutir a pedagogia do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), por meio da análise dos principais elementos pedagógicos presentes na Escola Municipal de Ensino Fundamental Construindo o Caminho. A investigação revelou que a Escola sobre a qual o Movimento detém a posse tem funcionamento e organização diferentes dos usualmente encontrados nas escolas oficiais, colocando em epígrafe categorias educacionais como a união do ensino com o trabalho e a gestão democrática compartilhada entre alunos, professores, funcionários e comunidade.

Palavras-chaves: educação democrática, gestão, autogestão, MST, trabalho.

Biografia do Autor

Neusa Maria Dal Ri, UNESP - Faculdade de Filosofia e Ciências

UNESP - Faculdade de Filosofia e Ciências
Av. Hygino Muzzi Filho, 737,
Campus Universitário
17525-900, Marília, SP, Brasil

Candido Giraldez Vieitez, UNESP - Faculdade de Filosofia e Ciências

UNESP - Faculdade de Filosofia e Ciências
Av. Hygino Muzzi Filho, 737,
Campus Universitário
17525-900, Marília, SP, Brasil

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Publicado

2010-08-30

Edição

Seção

Artigos