Da teoria dos campos conceituais à didática profissional para a formação de professores: contribuição da psicologia e da sociologia para a análise de práticas pedagógicas

Autores

  • Nadja Maria Acioly-Régnier
  • Noëlle Monin

DOI:

https://doi.org/10.4013/edu.2009.131.4924

Resumo

Este artigo apresenta uma reflexão sobre o papel e a função da psicologia e da sociologia para a formação de professores da educação infantil e das séries iniciais do ensino fundamental. Inspirando-nos na didática profissional e na teoria dos campos conceituais de Gérard Vergnaud, propomos uma análise de situações prototípicas em trajetórias iniciais de professores em formação, no momento do primeiro contato com os alunos em uma situação de estágio. Partindo do princípio de que uma situação não pode ser compreendida por um único conceito, utilizamos a interconexão de conceitos da psicologia e da sociologia para ilustrar como essa abordagem pode constituir-se como um instrumento pertinente para a compreensão de práticas pedagógicas, contribuindo, assim, para o campo de pesquisa da didática profissional e para a formação de professores.

Palavras-chave: didática profissional, formação de professores, esquema, habitus.

Downloads

Publicado

2021-06-01

Edição

Seção

Artigos