O processo de reestruturação produtiva e a reforma do Ensino Médio: implicações para os trabalhadores

Autores

  • Isaura Monica Zanardini unioeste
  • Marcia Sabina Rosa UNIOESTE
  • Karina Griggio Hotz UNIOESTE

DOI:

https://doi.org/10.4013/edu.2011.151.428

Resumo

No presente artigo apresentamos resultados de um projeto de pesquisa que teve como um dos seus objetivos a discussão acerca das implicações do processo de reestruturação produtiva para a formação dos trabalhadores no âmbito da reforma do Ensino Médio. A análise realizada considera a articulação entre o denominado processo de reestruturação produtiva ocorrido em âmbito mundial e nacional e a reforma do Estado e da educação realizada de modo mais efetivo a partir da década de 1990 no Brasil. Para tanto, apresentamos considerações a respeito das mudanças que ocorreram no paradigma de produção implementado a partir das peculiaridades que caracterizam o país e tratamos das novas funções requeridas da Educação Básica, de modo particular, a adequação do Ensino Médio às mudanças do paradigma de produção.

Biografia do Autor

Isaura Monica Zanardini, unioeste

Professora do Curso de Pedagogia e do Mestrado em Educaçao da UNIOESTE - Campus de Cascavel. Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Política Educacional e Social - GEPPES.

 

Marcia Sabina Rosa, UNIOESTE

Mestranda do Programa de Pós-Graduacão em Educacão da UNIOESTE. Membro do GEPPES.

Karina Griggio Hotz, UNIOESTE

Professora da rede estadual de ensino. Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduacão em Educacão da UNIOESTE. Membro do GEPPES. 

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Publicado

2011-05-06

Edição

Seção

Artigos