Viver de uma maneira mais simples, para que todos possamos viver
DOI:
https://doi.org/10.4013/edu.2024.281.16Palavras-chave:
pedagogia, decrescimento, bem comumResumo
A obra resenhada, Pedagogía del decrecimiento: Educar para superar el capitalismo y aprender a vivir de forma justa con lo necessário, trata-se de um texto composto de quatro capítulos escritos pelo professor e pesquisador Enrique Javier Díez Gutiérrez e está disponível na língua espanhola. Como forma de organização da reflexão o autor convida aos leitores a pensar em um modelo de sociedade em decrescimento. Para isso torna-se necessário desaprender e descontruir o que foi assimilado a partir do imaginário neoliberal do capitalismo e engendrar maneiras de educar para o decrescimento que priorizem o bem comum e os valores humanistas. O papel da escola é central nesse processo de configuração de um novo modo de viver, mais justo, sustentável e habitável.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Educação Unisinos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Educação Unisinos acima explicitadas.