A curiosidade epistêmica em Paulo Freire e as possibilidades de práticas educativas emancipatórias na escola

Autores

DOI:

https://doi.org/10.4013/edu.2024.281.03

Palavras-chave:

Diálogo problematizador, Curiosidade epistêmica, Práticas educativas, Paulo Freire (1921-1997)

Resumo

O presente artigo teve como objetivo discutir de forma crítica reflexiva o diálogo problematizador e a curiosidade epistêmica em Paulo Freire como possibilidades de prática educativas humanizadoras na Escola. Compreendemos que o legado de Paulo Freire através da pedagogia libertadora se encaminha para a emancipação de homens e mulheres que vivem em situação de opressão e dominação imposta pelo capitalismo contemporâneo. Dessa forma partimos da seguinte questão norteadora: Como o diálogo problematizador e da curiosidade epistêmica medeia possibilidades de práticas educativas humanizadoras na Escola em sociedade orientada pelo capitalismo? A pesquisa é qualitativa, de natureza crítica e do tipo bibliográfica. Os resultados apontam que o legado educacional de Paulo Freire de cunho emancipatório, tendo no diálogo o eixo norteador de sua teoria possibilita a prática educativa escolar na direção da emancipação humana pela superação das formas de sociabilidade do capitalismo.

Biografia do Autor

Dirno Vilanova da Costa, IFPI/UFPI

Possui Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Estadual do Piauí(UESPI), (2009). É Bacharel em Administração, FLATED (2015). Possui Especializações em: Docência do Ensino Superior, FLATED (2011) e PROEJA-IFPI (2014). É Mestre em Educação pela Universidade Federal do Piauí- (UFPI,2019) - Linha de pesquisa: Ensino, Formação de Professores e Prática Pedagógica. É Doutorando em Educação pela Universidade Federal do Piauí (UFPI), pela Linha de Pesquisa: Formação Humana e Processos Educativos. É Pedagogo do Instituto Federal do Piauí- Campus de São Raimundo Nonato-PI. Tem experiência na área Docência, Supervisão e Coordenação Pedagógica. Tem interesse em pesquisar as seguintes temáticas: Educação Básica, Ensino Médio, Educação Profissional e Tecnológica e Formação de professores da educação básica com base na Psicologia histórico-cultural e Pedagogia histórico-crítica. É membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas Histórico-Críticas em Educação e Formação Humana (NEPSH/UFPI).

Danillo Moretti Godinho Linhares, IFPI

Graduado em Licenciatura Plena em Filosofia pela Universidade Federal do Piauí (2010). Especialista em Ensino de Filosofia no Ensino Médio pela Universidade Estadual do Piauí (2016); Mestre em Filosofia pela Universidade Federal do Piauí (2015). Minhas principais áreas de interesse enquanto pesquisador encontram-se dentre os seguintes temas: Ética do desenvolvimento (John Rawls, Amartya Sen); Aristóteles (Felicidade, Ética das Virtudes); Ética e Filosofia Política Contemporânea, (Liberalismo e Comunitarismo, Alasdair Macintyre). Atualmente buscando investigar questões ligadas ao processo de ensino-aprendizagem e o filosofar. 

Downloads

Publicado

2024-01-17

Edição

Seção

Artigos