Educação para a paz e para o pacificismo: apresentação do dossiê temático
DOI:
https://doi.org/10.4013/edu.2023.271.11Resumo
As telas do Contemporâneo, dispostas em um ritmo cada vez mais intenso, apresentam traços, matizes e horizontes diversos, em uma sucessão de cenas sombrias e luminosas, edificantes e assoladoras. A interpretação de tal sequência implica uma tarefa emblemática, cuja constituição solicita rigor e essência, em consonância com as urgências colocadas pelo século XXI.
No contexto despontante, a Ciência e suas inúmeras vertentes procuram vias de investigação que contemplam interfaces eficazes entre a Tradição e a Emergência, em projetos e ações sob a inspiração de conceitos, epistemologias e métodos com a inscrição de pautas nomeadamente humanitárias. Nesse aspecto particular, o volume 27 da Educação Unisinos lança olhares interdisciplinares sobre a História em curso, no mote premente da educação, da paz e do pacifismo.
O dossiê Educação para a paz e para o pacifismo reúne pesquisadores nacionais e internacionais, cujos artigos retratam a expressão multifária da paz em entrelaces com a educação: Agenda 2030, Índice Global da Paz, ONU, sustentabilidade, alteridade, justiça social, Doutrina Social da Igreja. Os temas são instigantes e anunciam aproximações significativas entre paz, suas tendências e suas manifestações nos contextos educacionais deste século.
A edição que inaugura 2023 registra possibilidades e desafios para a educação como fenômeno propício para a realização da paz, em diferentes instâncias. Com efeito, o verbo educar – na origem latina educare, educere - inscreve a metáfora do prefixo ex, o movimento para fora. É necessário, pois, desenhar o percurso da paz, que irrompe do íntimo de cada ser, em direção à comunidade humana. A paz é desdobrada em pacifismo, em atos modestos e grandiosos, em atos educativos.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Educação Unisinos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Educação Unisinos acima explicitadas.