Educação para a paz e para o pacificismo: apresentação do dossiê temático
DOI:
https://doi.org/10.4013/edu.2023.271.11Abstract
As telas do Contemporâneo, dispostas em um ritmo cada vez mais intenso, apresentam traços, matizes e horizontes diversos, em uma sucessão de cenas sombrias e luminosas, edificantes e assoladoras. A interpretação de tal sequência implica uma tarefa emblemática, cuja constituição solicita rigor e essência, em consonância com as urgências colocadas pelo século XXI.
No contexto despontante, a Ciência e suas inúmeras vertentes procuram vias de investigação que contemplam interfaces eficazes entre a Tradição e a Emergência, em projetos e ações sob a inspiração de conceitos, epistemologias e métodos com a inscrição de pautas nomeadamente humanitárias. Nesse aspecto particular, o volume 27 da Educação Unisinos lança olhares interdisciplinares sobre a História em curso, no mote premente da educação, da paz e do pacifismo.
O dossiê Educação para a paz e para o pacifismo reúne pesquisadores nacionais e internacionais, cujos artigos retratam a expressão multifária da paz em entrelaces com a educação: Agenda 2030, Índice Global da Paz, ONU, sustentabilidade, alteridade, justiça social, Doutrina Social da Igreja. Os temas são instigantes e anunciam aproximações significativas entre paz, suas tendências e suas manifestações nos contextos educacionais deste século.
A edição que inaugura 2023 registra possibilidades e desafios para a educação como fenômeno propício para a realização da paz, em diferentes instâncias. Com efeito, o verbo educar – na origem latina educare, educere - inscreve a metáfora do prefixo ex, o movimento para fora. É necessário, pois, desenhar o percurso da paz, que irrompe do íntimo de cada ser, em direção à comunidade humana. A paz é desdobrada em pacifismo, em atos modestos e grandiosos, em atos educativos.
Downloads
Published
Issue
Section
License
I grant the journal Educação Unisinos the first publication of my article, licensed under Creative Commons Attribution license (which allows sharing of work, recognition of authorship and initial publication in this journal).
I confirm that my article is not being submitted to another publication and has not been published in its entirely on another journal. I take full responsibility for its originality and I will also claim responsibility for charges from claims by third parties concerning the authorship of the article.
I also agree that the manuscript will be submitted according to the journal’s publication rules described above.