A Organização das Nações Unidas: um reflexão pacifista
DOI:
https://doi.org/10.4013/edu.2023.271.10Palavras-chave:
Multilateralismo, Organização das Nações Unidas, PazResumo
O presente texto pretende refletir sobre a Organização das Nações Unidas do ponto de vista pacifista, recorrendo principalmente a um dos seus objetivos fundamentais: manutenção da paz e da segurança internacionais. Procura-se, igualmente, reforçar o importante papel do multilateralismo no sistema internacional contemporâneo, bem como o contributo da ONU para essa dinâmica. Através de uma análise qualitativa, recorre-se a fontes primárias e bibliografia crítica para explorar o carácter pacifista, e multilateral, da maior organização internacional alguma vez fundada. Conclui-se que, não obstante os desafios colocados pelo contexto international atual, em particular devido às decisões de alguns Estados-membros em relação à cooperação internacional, a ONU tem conseguido fazer vingar os seus desígnios.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Educação Unisinos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Educação Unisinos acima explicitadas.