Por uma escola para o comum: convergências, divergências e possibilidades
DOI:
https://doi.org/10.4013/edu.2022.261.42Resumo
Resumo: A obra resenhada, Hacia una escuela para lo común: debates, luchas y propuestas en América Latina y España, trata-se de uma coletânea composta por oito capítulos escritos por pesquisadores educacionais interessados pela temática, organizada pelos editores Jordi Collet Sabé e Silvia Grinberg, e está disponível em língua espanhola. Como forma de organização da reflexão, eles convidam pesquisadores a pensarem numa escola voltada para o comum, uma escola que recupere os princípios democráticos e de vida compartilhada para o bem coletivo. Para tal propõem como questionamento central a seguinte pergunta chave: Que escola temos e que escola queremos? Importante destacar que essa forma de organização da obra a caracteriza não apenas como um compilado de artigos, mas como um exercício de diálogo dos organizadores com os demais autores, que, a partir de diferentes perspectivas, se voltaram a pensar sobre esse questionamento nos domínios do conceito de comum.
Palavras-chave: escola; comum; individualização.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Educação Unisinos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Educação Unisinos acima explicitadas.