Educação para a paz: Ensino Religioso, alteridade e combate às intolerâncias
DOI:
https://doi.org/10.4013/edu.2023.271.03Resumo
O Brasil possui uma diversidade cultural e religiosa singular, quando comparado a outros países do mundo. Ainda assim, a intolerância religiosa, por vezes violenta, é uma realidade presente. Este trabalho almeja discutir sobre possibilidades de utilização do Ensino Religioso como espaço de educação para a paz. Para tanto, foram construídos três tópicos, resultantes de análise qualitativa documental. Através de textos do direito e da história da educação, foi analisada a pertinência da oferta de Ensino Religioso escolar na atualidade. Também foi apresentado o conceito filosófico de alteridade, relacionando-o à educação. Os conhecimentos elencados embasaram uma breve análise dos objetivos educacionais da BNCC, com ênfase no Ensino Religioso. Concluiu-se que o Ensino Religioso pode ser uma importante ferramenta no combate às intolerâncias religiosas, desde que ele valorize a diversidade e ajude os educandos a construir uma ética pessoal baseada na alteridade.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Educação Unisinos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Educação Unisinos acima explicitadas.