Pacem in Terris, Laudato Si e Fratelli Tutti: Encíclicas que contribuem na Educação para a Paz, sob o olhar de Paulo Freire e Leonardo Boff

Autores

DOI:

https://doi.org/10.4013/edu.2023.271.04

Palavras-chave:

Educação para a Paz, Esperança, Educação Progressista

Resumo

O objetivo desse artigo é realizar uma análise interpretativa das Encíclicas papais Pacem in Terris, Laudato Si e Fratelli Tutti a partir dos pressupostos epistemológicos de Paulo Freire e Leonardo Boff e identificar como elas podem contribuir na educação para paz diante do cenário desafiador do século XXI. Para a análise interpretativa foi utilizada a hermenêutica como método e a pesquisa bibliográfica como metodologia, a partir de obras de Ricoeur (1988), Gadamer (1999), Boff (2002; 2003; 2006; 2010; 2012; 2014; 2015; 2021, 2022); Freire (1986; 2016; 2019; 2020; 2021); Francisco (2015, 2020) e João XXIII (1963) entre outros(as). Constatou-se que a proposta de uma educação para a paz, pautada em princípios éticos como a solidariedade universal, o diálogo, a justiça, o cuidado e a cooperação, podem promover uma ecologia integral, permeada pela esperança, e consequentemente uma cultura de paz.

Biografia do Autor

Juliana Boff, PUCPR

Mestre em Educação (PUCPR), doutoranda em Educação (PUCPR), pesquisadora na área de Filosofia e História da Educação e psicóloga clínica.

Peri Mesquida, PUC`PR

Doutor em Ciências da Educação (University of Génève) e pesquisador na área de Filosofia e História da Educação. Professor Titular do curso de Pós-Graduação em Educação (PUCPR).

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Publicado

2023-02-01

Edição

Seção

Dossiê: Educação para a paz e para o pacifismo