Pacem in Terris, Laudato Si e Fratelli Tutti: Encíclicas que contribuem na Educação para a Paz, sob o olhar de Paulo Freire e Leonardo Boff
DOI:
https://doi.org/10.4013/edu.2023.271.04Keywords:
Education for Peace, Hope, Progressive EducationAbstract
O objetivo desse artigo é realizar uma análise interpretativa das Encíclicas papais Pacem in Terris, Laudato Si e Fratelli Tutti a partir dos pressupostos epistemológicos de Paulo Freire e Leonardo Boff e identificar como elas podem contribuir na educação para paz diante do cenário desafiador do século XXI. Para a análise interpretativa foi utilizada a hermenêutica como método e a pesquisa bibliográfica como metodologia, a partir de obras de Ricoeur (1988), Gadamer (1999), Boff (2002; 2003; 2006; 2010; 2012; 2014; 2015; 2021, 2022); Freire (1986; 2016; 2019; 2020; 2021); Francisco (2015, 2020) e João XXIII (1963) entre outros(as). Constatou-se que a proposta de uma educação para a paz, pautada em princípios éticos como a solidariedade universal, o diálogo, a justiça, o cuidado e a cooperação, podem promover uma ecologia integral, permeada pela esperança, e consequentemente uma cultura de paz.
Downloads
Published
Issue
Section
License
I grant the journal Educação Unisinos the first publication of my article, licensed under Creative Commons Attribution license (which allows sharing of work, recognition of authorship and initial publication in this journal).
I confirm that my article is not being submitted to another publication and has not been published in its entirely on another journal. I take full responsibility for its originality and I will also claim responsibility for charges from claims by third parties concerning the authorship of the article.
I also agree that the manuscript will be submitted according to the journal’s publication rules described above.