Uma reflexão sobre os estudos da paz a partir da conjuntura sociopolítica do Brasil e América do Sul no século XXI, à luz do Índice Global de Paz (IGP)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.4013/edu.2023.271.02

Palavras-chave:

índice global de paz, américa latina, paz positiva

Resumo

Depois das atrocidades vivenciadas na 2ª Guerra Mundial estudos sobre a paz se revelaram essenciais para compreender as dinâmicas do conflito, violência e estabilidade democrática. Com isso, este artigo objetiva refletir sobre os estudos da paz no Brasil e na América do Sul no século XXI, a partir dos dados trazidos no Índice Global de Paz (IGP) e a conjuntura sociopolítica da região. A reflexão teórica se dá na perspectiva crítica dos estudos decoloniais, sendo que se trata de uma pesquisa exploratória com viés bibliográfico e documental. Os resultados apontam a necessidade de estudos para a paz para reafirmar elementos sobre a democracia, os direitos humanos e a sustentabilidade na sociedade atual.

Biografia do Autor

Nei Alberto Salles Filho, Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG/PR, Brasil).

Docente e pesquisador da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG/PR, Brasil) vinculado ao Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais Aplicadas - Mestrado e Doutorado (PPGCSA/UEPG) e Educação Inclusiva - Mestrado (PROFEI/UEPG). Pesquisador associado da Cátedra UNESCO "Juventude, Educação e Sociedade", sediada na Universidade Católica de Brasília (UCB/DF). Coordenador do Núcleo de Educação para a Paz (NEP/UEPG).  Pós-Doutorado em Ensino de Ciência e Tecnologia pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR, Ponta Grossa/PR, Brasil), Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG/PR, Brasil) e Mestre em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP/SP, Brasil), Graduado em Licenciatura em Educação Física pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG/PR, Brasil).

Andréia Gaspar Soltoski, Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG/PR, Brasil)

Professora no Departamento de Direito Processual na Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG/PR, Brasil) e no Centro de Ensino Superior dos Campos Gerais (CESCAGE Ponta Grossa/PR, Brasil). Advogada.

Doutoranda em Ciências Sociais Aplicadas pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG/PR, Brasil) Mestre em Ciências Jurídico-Criminais pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra (UC, Coimbra, Portugal), com o título devidamente reconhecido pela Universidade de São Paulo (USP, São Paulo/SP, Brasil). Bacharel em Direito pelo Centro de Ensino Superior dos Campos Gerais (CESCAGE Ponta Grossa/PR, Brasil).

Mariana Fordellone Rosa Cruz, Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)

Doutoranda em Ciências Sociais Aplicadas pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG/PR). Mestre em Ciências pela Universidade de São Paulo (USP). Pós-graduada em Direito Público e em Direito Constitucional Contemporâneo. É Advogada, possui MBA em Gestão Financeira Empresarial Estratégica e atua como Diretora na Universidade Pitágoras UNOPAR de Bandeirantes/PR. Temas prioritários de pesquisa: Direitos Fundamentais; Direitos Humanos; Direito à Saúde; Direito à Educação - ensino jurídico.

Downloads

Publicado

2023-01-31

Edição

Seção

Dossiê: Educação para a paz e para o pacifismo