Uma reflexão sobre os estudos da paz a partir da conjuntura sociopolítica do Brasil e América do Sul no século XXI, à luz do Índice Global de Paz (IGP)

Authors

DOI:

https://doi.org/10.4013/edu.2023.271.02

Keywords:

Global Peace Index, Latin America, positive peace

Abstract

After the atrocities experienced in World War II, studies on peace proved essential to understand the dynamics of conflict, violence and democratic stability. Thus, this article aims to reflect on peace studies in Brazil and South America in the 21st century, based on data from the Global Peace Index (GPI) and the socio-political situation in the region. The theoretical reflection takes place in the critical perspective of decolonial studies, and it is an exploratory research with a bibliographic and documentary bias. The results point to the need for studies for peace to reaffirm elements about democracy, human rights and sustainability in today's society.

Author Biographies

Nei Alberto Salles Filho, Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG/PR, Brasil).

Docente e pesquisador da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG/PR, Brasil) vinculado ao Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais Aplicadas - Mestrado e Doutorado (PPGCSA/UEPG) e Educação Inclusiva - Mestrado (PROFEI/UEPG). Pesquisador associado da Cátedra UNESCO "Juventude, Educação e Sociedade", sediada na Universidade Católica de Brasília (UCB/DF). Coordenador do Núcleo de Educação para a Paz (NEP/UEPG).  Pós-Doutorado em Ensino de Ciência e Tecnologia pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR, Ponta Grossa/PR, Brasil), Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG/PR, Brasil) e Mestre em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP/SP, Brasil), Graduado em Licenciatura em Educação Física pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG/PR, Brasil).

Andréia Gaspar Soltoski, Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG/PR, Brasil)

Professora no Departamento de Direito Processual na Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG/PR, Brasil) e no Centro de Ensino Superior dos Campos Gerais (CESCAGE Ponta Grossa/PR, Brasil). Advogada.

Doutoranda em Ciências Sociais Aplicadas pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG/PR, Brasil) Mestre em Ciências Jurídico-Criminais pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra (UC, Coimbra, Portugal), com o título devidamente reconhecido pela Universidade de São Paulo (USP, São Paulo/SP, Brasil). Bacharel em Direito pelo Centro de Ensino Superior dos Campos Gerais (CESCAGE Ponta Grossa/PR, Brasil).

Mariana Fordellone Rosa Cruz, Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)

Doutoranda em Ciências Sociais Aplicadas pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG/PR). Mestre em Ciências pela Universidade de São Paulo (USP). Pós-graduada em Direito Público e em Direito Constitucional Contemporâneo. É Advogada, possui MBA em Gestão Financeira Empresarial Estratégica e atua como Diretora na Universidade Pitágoras UNOPAR de Bandeirantes/PR. Temas prioritários de pesquisa: Direitos Fundamentais; Direitos Humanos; Direito à Saúde; Direito à Educação - ensino jurídico.

Published

2023-01-31

Issue

Section

Dossiê: Educação para a paz e para o pacifismo