Propostas de ensino sobre registros avaliativos em treze cursos de formação de professores em educação física na América Latina
DOI:
https://doi.org/10.4013/edu.2023.271.16Palavras-chave:
Registros avaliativos;, Formação de professores em educação física, América LatinaResumo
O artigo objetiva analisar e discutir as prescrições para o ensino de registros avaliativos nos planos de disciplinas de 13 cursos de formação de professores em Educação Física de sete países da América Latina de língua espanhola. Caracteriza-se como uma pesquisa qualitativa de natureza exploratória, fundamentada na análise crítico-documental e no método comparativo para identificar semelhanças e diferenças nas prescrições dos planos. Os resultados indicam o uso variado de conceitos remetendo as práticas avaliativas e a forma como foram prescritos pelas diferentes disciplinas, reforça a confusão semântica que eles podem gerar na vida dos estudantes dos cursos e, consequentemente, a dificuldade de colocar em prática cada um deles segundo sua finalidade. Conclui que o estudo das prescrições de registros avaliativos ajuda a fomentar discussões no âmbito acadêmico trazendo contribuições para avançar no campo teórico (conceitual) que permitam acrescentar-lhes certa unidade.
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