Tendências & Desafios dos estudos em Educação para a Paz no Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.4013/edu.2023.271.06

Palavras-chave:

Educação para a Paz, Brasil, Representações Sociais

Resumo

Objetivou-se analisar as tendências e os desafios dos estudos brasileiros a respeito da ‘Educação para a Paz’ (EPP) elaborados por investigadores vinculados a grupos de pesquisas registrados e certificados no Diretório de Grupos de Pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; ademais, foi inventariado quais desses estudos, articulavam-se com a Teoria das Representações Sociais (TRS) – de S. Moscovici. Dos 117 artigos elaborados entre 2008-2018 por esses pesquisadores, destacam-se como tendências: o predomínio de estudos teóricos (70,7%), sobre investigações de cunho empírico (29,2%); registram-se como as disciplinas com maior produção de investigações em EPP no Brasil, a Educação Física e Relações Internacionais; não foram localizadas pesquisas em EPP articuladas com a TRS. Erguem-se como desafios: desenvolver pesquisas em EPP, conforme as especificidades da área de conhecimento da Educação; serem elaboradas investigações em EPP articuladas com a TRS.

Biografia do Autor

Clarilza Prado de Sousa, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1968), mestrado em Educação (Psicologia da Educação) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1979), doutorado em Currículo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1992), pós-doutorado pela Ecole des hautes études en sciences sociales (1996) e pela Maison des Sciences de L´Homme ( 2015) . Realizou curso de Curso de aperfeiçoamento em avaliação educacional pela Faculty of Education da Havard University. Foi Coordenadora da Área de Educação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) de 2007 a outubro de 2014. Membro da Coordenação do Comitê Científico Scielo/Educ@. Foi propositora e Coordenadora da Cátedra UNESCO de Profissionalidade Docente, que reúne cerca de 40 grupos de pesquisas em torno da problemática da formação do professor do período de 2006 a 2013. Exerce as funções de consultora do Centro Internacional de Estudos em Representações Sociais e Subjetividade - Educação (CIERS-ed) da Fundação Carlos Chagas. É professor titular da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Educação e do Programa de Mestrado Profissional Formação de Formadores. Ministra as disciplinas Avaliação Educacional, Representações Sociais e Educação. Coordenadora do GT de Representações Sociais da ANPEPP- Associação Nacional de Pesquisa e Pós Graduação em Psicologia. É líder do Grupo de Pesquisa Núcleo de Pesquisa Internacional em Representações sociais (NEARS) da PUCSP , certificado pelo CNPq que congrega alunos de iniciação científica, mestrando, doutorandos, pós doutorandos e professores nacionais e internacionais convidados. Coordenação do Centro Internacional Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas; Direitos Humanos / UNESA/RJ. Participante da Red de Investigadores Latinoamérica en Movimiento, .que congrega pesquisadores em representações sociais, psicologia social em contexto, de toda América Latina . Membro da coordenação da Reaseau International Représentations sociales: la psychologie sociale en contexte Reaseau Representation Sociale. Pesquisadora Produtividade Científica. PQ/ 1C. ORCID.org. 000.0001-6417-7030.

Serena Erendira Serrano Oswald, Universidad Nacional Autónoma de México (UNAM)

É professora titular do Centro Regional de Pesquisa Multidisciplinar da Universidade Nacional Autônoma do México (CRIM-UNAM). Além de um doutorado em antropologia social (UNAM) e estudos de doutorado em psicologia (CRISOL), ela possui um mestrado em psicologia social (LSE), um MFT em terapia familiar sistêmica (CRISOL) e um BA Hons em estudos políticos e história (ASSIM COMO). Possui pós-doutorado em sociologia e gênero (UNAM) e pós-graduações em ensino e supervisão, psicoterapia infantil e adolescente, psicoterapia gestalt, terapia centrada na pessoa e justiça de gênero e políticas públicas (FLACSO), e tem oito diplomas profissionais em ciências sociais, gênero e psicoterapia. É certificada pelo Conselho Nacional de Pesquisadores (SNI) e pela UNAM (PRIDE C). Ela também é Presidente da Associação Latino-Americana e do Caribe de Ciência Regional (LARSA-RSAI), foi Secretária Geral do Conselho Latino-Americano de Pesquisa para a Paz (2017-19) e Presidente da Associação Mexicana de Desenvolvimento Regional (AMECIDER; 2013 -16). Editou treze livros e escreveu mais de sessenta artigos científicos e capítulos sobre gênero, representações sociais, resiliência, migração, desenvolvimento regional e meio ambiente em inglês, espanhol, português e chinês.

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Publicado

2023-02-01

Edição

Seção

Dossiê: Educação para a paz e para o pacifismo