Tendências & Desafios dos estudos em Educação para a Paz no Brasil

Authors

DOI:

https://doi.org/10.4013/edu.2023.271.06

Keywords:

Education for Peace, Brazil, Social representations

Abstract

Objetivou-se analisar as tendências e os desafios dos estudos brasileiros a respeito da ‘Educação para a Paz’ (EPP) elaborados por investigadores vinculados a grupos de pesquisas registrados e certificados no Diretório de Grupos de Pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; ademais, foi inventariado quais desses estudos, articulavam-se com a Teoria das Representações Sociais (TRS) – de S. Moscovici. Dos 117 artigos elaborados entre 2008-2018 por esses pesquisadores, destacam-se como tendências: o predomínio de estudos teóricos (70,7%), sobre investigações de cunho empírico (29,2%); registram-se como as disciplinas com maior produção de investigações em EPP no Brasil, a Educação Física e Relações Internacionais; não foram localizadas pesquisas em EPP articuladas com a TRS. Erguem-se como desafios: desenvolver pesquisas em EPP, conforme as especificidades da área de conhecimento da Educação; serem elaboradas investigações em EPP articuladas com a TRS.

Author Biographies

Clarilza Prado de Sousa, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1968), mestrado em Educação (Psicologia da Educação) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1979), doutorado em Currículo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1992), pós-doutorado pela Ecole des hautes études en sciences sociales (1996) e pela Maison des Sciences de L´Homme ( 2015) . Realizou curso de Curso de aperfeiçoamento em avaliação educacional pela Faculty of Education da Havard University. Foi Coordenadora da Área de Educação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) de 2007 a outubro de 2014. Membro da Coordenação do Comitê Científico Scielo/Educ@. Foi propositora e Coordenadora da Cátedra UNESCO de Profissionalidade Docente, que reúne cerca de 40 grupos de pesquisas em torno da problemática da formação do professor do período de 2006 a 2013. Exerce as funções de consultora do Centro Internacional de Estudos em Representações Sociais e Subjetividade - Educação (CIERS-ed) da Fundação Carlos Chagas. É professor titular da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Educação e do Programa de Mestrado Profissional Formação de Formadores. Ministra as disciplinas Avaliação Educacional, Representações Sociais e Educação. Coordenadora do GT de Representações Sociais da ANPEPP- Associação Nacional de Pesquisa e Pós Graduação em Psicologia. É líder do Grupo de Pesquisa Núcleo de Pesquisa Internacional em Representações sociais (NEARS) da PUCSP , certificado pelo CNPq que congrega alunos de iniciação científica, mestrando, doutorandos, pós doutorandos e professores nacionais e internacionais convidados. Coordenação do Centro Internacional Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas; Direitos Humanos / UNESA/RJ. Participante da Red de Investigadores Latinoamérica en Movimiento, .que congrega pesquisadores em representações sociais, psicologia social em contexto, de toda América Latina . Membro da coordenação da Reaseau International Représentations sociales: la psychologie sociale en contexte Reaseau Representation Sociale. Pesquisadora Produtividade Científica. PQ/ 1C. ORCID.org. 000.0001-6417-7030.

Serena Erendira Serrano Oswald, Universidad Nacional Autónoma de México (UNAM)

Serena Eréndira Serrano Oswald (Mexico) is full professor at the Regional Multidisciplinary Research Centre, National Autonomous University of Mexico (CRIM-UNAM). In addition to a PhD in social anthropology (UNAM) and doctoral studies in psychology (CRISOL), she holds an MSc in social psychology (LSE), an MFT in systemic family therapy (CRISOL), and a BA Hons in political studies and history (SOAS). She has undertaken postdoctorate studies in sociology and gender (UNAM), and postgraduate specializations in teaching and supervision, infant and adolescent psychotherapy, Gestalt psychotherapy, person-centred therapy, and gender justice and public politics (FLACSO), and has eight professional diplomas in the social sciences, gender and psychotherapy.
She is certified by the National Council of Researchers (SNI) and by UNAM (PRIDE C). She is also President of the Latin American and Caribbean Regional Science Association (LARSA-RSAI), was General Secretary of the Latin-American Council for Peace Research (2017-19), and President of the Mexican Association of Regional Development (AMECIDER; 2013-16). She has edited thirteen books and written more than sixty scientific articles and chapters on gender, social representations, resilience, migration, regional development, and environment in English, Spanish, Portuguese and Chinese.

Published

2023-02-01

Issue

Section

Dossiê: Educação para a paz e para o pacifismo