Jean-Jacques Rousseau: A dimensão psicofísica da educação

Autores

  • Gustavo Araújo Batista Universidade de Uberaba

DOI:

https://doi.org/10.4013/edu.2023.271.21

Palavras-chave:

Educação; Dualismo; Filosofia.

Resumo

Resumo: Pesquisa teórica sobre o pensamento de Jean-Jacques Rousseau (1712-1778); tema: a dimensão psicofísica da educação. Objetivo: demonstrar como se sustenta o processo educativo constituído por duas grandes dimensões pedagógicas, que se referem tanto à formação física quanto à formação psíquica do ser humano. Justificativa: a importância do ideário filosófico-educacional rousseauniano para a história das ideias pedagógicas. Problema: Quais contribuições teóricas e práticas a filosofia da educação de Jean-Jacques Rousseau tem a oferecer para a reflexão e o exercício da pedagogia? Resultado: a filosofia e a pedagogia de Jean-Jacques Rousseau pressupõem o dualismo psicofísico do ser humano, que pertence à cosmovisão na qual o primado da natureza é inquestionável. A ordem natural (natureza) é a inspiração para a ordem artificial (sociedade); logo, há que se ser educado conforme a natureza para viver em sociedade, eis a mensagem do filósofo genebrino.

Biografia do Autor

Gustavo Araújo Batista, Universidade de Uberaba

Graduação em Letras e em Filosofia pela Universidade Federal de Uberlândia; Mestrado em Educação pela mesma Universidade; Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas; Pós-Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia; Professor do Programa de Mestrado em Educação da Universidade de Uberaba (UNIUBE) e de cursos de graduação desta universidade (Uberaba/MG); Professor de Graduação da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Fundação Carmelitana Mário Palmério (FUCAMP/FACIHUS - Monte Carmelo/MG).

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Publicado

2023-08-11

Edição

Seção

Artigos