Introdução para uma análise sobre o pensamento conservador brasileiro no período mais recente da presença obrigatória da Sociologia no Ensino Médio (2008-2018)
DOI:
https://doi.org/10.4013/edu.2022.261.30Palavras-chave:
Sociologia, Ensino Médio, Pensamento ConservadorResumo
Este artigo possui como objetivo apresentar múltiplas facetas do pensamento conservador brasileiro entre 2008-2018, bem como observar implicações e/ou causalidades no período, entre o conservadorismo e o ensino de Sociologia; ou seja, tempo entre a reinserção da Sociologia obrigatória no Ensino Médio, com a Lei Federal n. 11684/2008, até a reforma educacional que retirou a obrigatoriedade de tal disciplina. Nossa pesquisa é qualitativa e envolve tanto uma análise de um aporte teórico sobre as temáticas abordadas quanto uma análise de conjuntura. O artigo conclui por mostrar que a expansão de um ideário de nova direita, que não é exclusivamente conservador, conforme iremos demonstrar, possui impactos sobre modelos de ensino e pedagogia no país.
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