Introdução para uma análise sobre o pensamento conservador brasileiro no período mais recente da presença obrigatória da Sociologia no Ensino Médio (2008-2018)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.4013/edu.2022.261.30

Palavras-chave:

Sociologia, Ensino Médio, Pensamento Conservador

Resumo

Este artigo possui como objetivo apresentar múltiplas facetas do pensamento conservador brasileiro entre 2008-2018, bem como observar implicações e/ou causalidades no período, entre o conservadorismo e o ensino de Sociologia; ou seja, tempo entre a reinserção da Sociologia obrigatória no Ensino Médio, com a Lei Federal n. 11684/2008, até a reforma educacional que retirou a obrigatoriedade de tal disciplina. Nossa pesquisa é qualitativa e envolve tanto uma análise de um aporte teórico sobre as temáticas abordadas quanto uma análise de conjuntura. O artigo conclui por mostrar que a expansão de um ideário de nova direita, que não é exclusivamente conservador, conforme iremos demonstrar, possui impactos sobre modelos de ensino e pedagogia no país.

Biografia do Autor

Gustavo Cravo, PUC-Rio

Doutorando em Ciências Sociais na PUC-Rio, tendo realizado período sanduíche na Universidad Autónoma de Madrid (Espanha) com bolsa de estudos do Programa CAPES-PRINT. Mestre em Ciência Política pela UFF (2014). Especialista em Ensino de Sociologia pela UFRJ (2011). Bacharel e Licenciado em Ciências Sociais pela UFRJ (2008). É pesquisador do Laboratório de Ensino de Sociologia Florestan Fernandes (LabES) da Faculdade de Educação da UFRJ, e do Núcleo de Estudos sobre Federalismo, Política e Desenvolvimento (NUFEPD) , do Departamento de Ciências Sociais da PUC-Rio. Técnico em Assuntos Educacionais na Pró-Reitoria de Pessoal da UFRJ (2010). Membro da Comissão Organizadora do Seminário de Integração dos Técnicos Administrativos em Educação (UFRJ). Editor da Revista Práticas em Gestão Pública Universitária (UFRJ) e da Revista Dignidade Re-Vista (PUC-Rio). Membro da direção eleita da Associação Brasileira de Ensino de Ciências Sociais (ABECS) para a gestão 2020-2022. Tem experiência em pesquisa, em docência no ensino médio, em editoração, em organização de seminários, em gestão de pessoas e em extensão. Atua na área Ensino de Sociologia, principalmente com os temas história da disciplina Sociologia no ensino médio e reforma do ensino médio. Atua na área Políticas Públicas, principalmente com os temas federalismo aplicado a políticas educacionais, ciclo de políticas públicas e gestão pública universitária.

Mário Jorge de Paiva, PUC-Rio

Doutor, mestre, licenciado e bacharel em Ciências Sociais pela PUC-Rio. Possui, aproximadamente, 9 anos de experiência com métodos de pesquisa quantitativa, tendo participado das seguintes atividades: coleta de dados, transcrições de áudio, desenvolvimento de banco de dados e relatório tabular. Nesse período trabalhando principalmente com os programas SPSS e o Excel. Foi membro de dois grupos de pesquisa: Desigualdades Sócio-Econômicas e Políticas no Brasil Contemporâneo e Elites Políticas Brasileiras. Atua nas áreas de Ciência Política e Sociologia. Fez parte da organização de eventos, se apresentou em congressos (nacionais e internacionais), publicou artigos acadêmicos e foi membro de uma Comissão Científica. Oferece parecer para artigos, quando solicitado, em diferentes revistas.

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Publicado

2022-10-21

Edição

Seção

Dossiê: Desafios para o ensino das ciências humanas e sociais hoje